Pernambuco

Festas de Fim de Ano movimentam comércio de Pernambuco

Natal e Réveillon, as datas mais importantes para o varejo no Brasil, despertam otimismo entre os empresários do comércio e serviços em Pernambuco, impulsionado pelo aumento da demanda em diversos segmentos. Em parceria com o Sebrae, a Fecomércio-PE realizou uma pesquisa de opinião para avaliar as expectativas e intenções no Estado.

O levantamento aponta que 75,7% dos consumidores pernambucanos pretendem comemorar as festas de fim de ano. Desses, 60% celebrarão em casa, 34% realizarão compras pessoais, 27% planejam presentear familiares e amigos, 24% pretendem viajar e 17% participarão de shows ou eventos.

Entre os itens mais procurados para presentear estão roupas e acessórios (46,8%), brinquedos ou jogos não eletrônicos (31,2%) e perfumes ou cosméticos (21,7%), com uma preferência por produtos de menor valor agregado, para caber no bolso do consumidor. O valor médio dos presentes foi estimado em R$172, representando um aumento de 4,24% em relação ao ano passado, enquanto as compras pessoais devem alcançar uma média de R$359.

Quanto aos locais de compras, os shopping centers lideram a preferência, escolhidos por 53,2% dos consumidores, seguidos pelo comércio tradicional (50,6%), comércio eletrônico (23,2%) e ambulantes (7,6%). A soma ultrapassa 100% porque a pesquisa permite respostas múltiplas.

Já as formas de pagamento predominam no parcelamento, com 42,6% optando por compras a prazo, 29,7% pagando apenas à vista e 27,8% utilizando uma combinação de ambas as modalidades.

Para o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, as festas de fim de ano são uma oportunidade para fortalecer o comércio. “O Natal e o Réveillon trazem um impacto importante para o varejo, as festas geram aumento nas vendas, mais empregos e oportunidades para empreendedores. As estratégias adotadas pelos empresários, como promoções e horários estendidos, devem garantir bons resultados para o setor”, frisou.

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, destaca o papel dos consumidores na movimentação do setor. “O otimismo dos empresários é reflexo da alta demanda; os consumidores estão propensos a gastar com presentes e comemorações. A preferência por itens de menor valor agregado, o uso de parcelamento e o fortalecimento do comércio local mostram como o comportamento de consumo está se adaptando às condições econômicas”, afirmou.

Sobre a pesquisa:

A Fecomércio-PE realizou pesquisa para sondar a intenção dos consumidores pernambucanos quanto à participação e as compras referentes ao Fim de Ano, em 2024, bem como sobre a expectativa dos estabelecimentos do comércio varejista com relação ao desempenho das vendas durante o período compreendido entre a realização do Black Friday e as vendas que antecedem o Natal e Réveillon. O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas do comércio varejista do estado a respeito do perfil de consumo e da expectativa de vendas referentes a estes eventos.

A “Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2024” foi realizada entre os dias 23 e 31 de outubro, com base em um plano amostral de 1.000 consumidores – com cotas entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário-mínimo – e de 500 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR, Agreste e Sertão.