NotíciasPernambucoSaúde

Fila por vaga em UTI infantil: bebês de 1 mês aguardam há dias por leito e mães denunciam falta de cirurgião pediátrico em hospital no Recife

A espera por um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para bebês e crianças em Pernambuco continua longa. Algumas famílias passam dias na esperança de conseguir uma vaga. Até a sexta-feira (20), eram mais de 100 menores nessa situação. Entre eles, Ravi Van Egmond Silva, de pouco mais de 1 mês.

A pedagoga Gicely Van Egmond Silva, mãe de Ravi, contou que está, desde a quinta-feira (19), aguardando um leito de UTI para o filho, diagnosticado com problemas respiratórios. No caso da família Arthur Rafael Lima do Nascimento, de 1 mês e 3 dias, que teve diagnóstico parecido, a espera é desde o sábado (21).

Ravi e Arthur estão internados no Hospital Barão de Lucena, que fica no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital, e é referência em pediatria. Segundo as famílias, desde o sábado (21) não havia cirurgião no local para fazer o acesso venoso central nos bebês.

“Nós estamos com urgência de um médico plantonista cirurgião pediatra para que ele possa fazer acesso venoso nas crianças. Muitas crianças, por serem bebês, não conseguem o acesso e não estão tomando a medicação, correndo risco de vida”, disse Gicely.
No caso de Ravi, a dificuldade é que o menino se move ou a veia fica “saturada” nos brações, perdendo o acesso chamado periférico. A mãe contou que precisa ficar segurando a mão do filho para que ele receba a medicação corretamente.

Deixe seu comentário