Após prefeito fazer apelo na Rádio Vilabela FM, Flores receberá vacinas da Janssen
Um novo lote com 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen, que é de aplicação única, chegou a Pernambuco, neste sábado (3), e o governo estadual anunciou a ampliação de cidades que vão receber o imunizante. Também foram recebidas 124 mil unidades da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.
Dessa nova remessa, que deve ser usada para vacinação por faixa etária, 56.350 são destinadas aos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, finalizando a quantidade que foi acordada através Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Além das 6 cidades aqui citadas, vão receber doses do imunizante da Janssen, todos os municípios que ficaram de fora da primeira remessa, fruto de um apelo que veio da voz do prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), na Vilabela FM.
Na última quinta-feira (01/07), Marconi fez um pedido ao Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), durante o programa Frequência Democrática com Francys Maya, para que todos os municípios pernambucanos fossem contemplados de forma igualitária com doses da vacina Janssen.
“A gente oficiou ao governador do estado, colocamos o nosso apelo para que essa Jassen (vacina contra Covid-19 da fabricante Janssen), que vai chegar esta semana ou na próxima semana seja dividida pra os municípios todos de Pernambuco,” afirmou Marconi.
O prefeito criticou o fato das vacinas terem sido enviadas apenas para duas cidades do Pajeú, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, e enalteceu o trabalho que tem sido realizado para combater a Covid-19:
“A população de Serra é pernambucana igual a (população) de Flores, a de Afogados é pernambucana igual a de Flores. A gente vem mantendo o trabalho árduo, desinfeção de ruas, distanciamento social, de tudo… mas, porque vacina pra uns e outros, não?”
Neste sábado (02), o governo de Pernambuco anunciou o recebimento de mais doses da vacina e distribuição para todos os municípios que ficaram de fora da primeira remessa.
“Será distribuída para os seis municípios da CIB [Comissão Intergestora Bipartite] o restante das doses que foram pactuadas [da Janssen]. As doses que sobrarem nós vamos redistribuir para todos os municípios do estado”, declarou Ana Catarina, que é superintendente de Imunização de Pernambuco.
Já Marconi, tratou logo de registrar, na manhã deste domingo (04), seu agradecimento: “Reforço, que o nosso pedido em tom de apelo foi uma ressonância do povo pernambucano, principalmente aqui do Pajeú, e que sempre acreditamos na sensibilidade e compromisso do nosso governador Paulo Câmara que vem trabalhando, sem descanso, para combater o avanço da COVID-19 em nosso Estado e de continuar salvando vidas, com a aplicação da vacina”, registrou o prefeito de Flores.
Veja a quantidade de doses da vacina Janssen, os municípios do Pajeú – que ficaram de fora na primeira entrega – iram receber nesta segunda-feira (05).
Calumbi: 50 doses; Santa Cruz da Baixa Verde: 105 doses; Triunfo: 95 doses; Flores: 120 doses; Carnaíba: 110 doses, Ingazeira: 40 doses; Solidão: 50 doses; Iguaraci: 50 doses; Tabira: 230 doses; São José do Egito: 230 doses; Itapetim: 100 doses; Tuparetama: 65 doses; Brejinho: 65 doses; Santa Terezinha: 60 doses e Quixaba: 60 doses.