Pernambuco

Governo de Pernambuco elabora protocolos e pode ter eventos-teste nos próximos dias

O Governo de Pernambuco, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico, anunciou nesta quinta-feira (19), novidades no Plano de Convivência com a covid-19, com foco para o setor de eventos. A partir desta segunda-feira (23), startups e desenvolvedores de aplicativos poderão desenvolver ferramentas de certificação de exames de covid-19 e de testagem, para serem utilizados previamente a realização de eventos. De acordo com a secretária executiva Ana Paula Vilaça, o governo estadual anunciará em breve a realização dos primeiros eventos testes no Estado. Por enquanto, a prioridade está na elaboração de um protocolo específico para o setor.

Em função das análises mais recentes sobre a circulação da variante Delta, o Governo não adotará novas medidas de flexibilização. “Mas estamos dando um importante passo na tarde de hoje, primeiramente divulgando que estamos construindo protocolos sanitários específicos setor de eventos com a possibilidade de realização eventos testes já nos próximos dias, em dialogo com todos os setores e segmentos que envolvem a produção de grandes eventos”, destacou.

Sobre os aplicativos e ferramentas, Ana Paula esclarece que a iniciativa surgiu a partir do avanço da vacinação em Pernambuco e com a disponibilização de mais de um milhão de testes antígenos a partir do programa TestaPE, que deverá testar 10% da população pernambucana.

“O objetivo é facilitar o acesso das pessoas a grandes eventos como shows e espetáculos e ter controle da população que estará presente nestes eventos”, afirmou a auxiliar. Os critérios e requisitos para o desenvolvimento destes aplicativos, que possam garantir a entrada segura e controlada da pessoas em eventos, será disponibilizado por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

“Os projetos vão se submeter a uma comissão técnica formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), e da Secretária de Saúde, que analisarão todas essas propostas. O objetivo é a certificação digital através do selo Passe Seguro PE, destas ferramentas que permitem a checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação”, explicou.

Com a disponibilização destas ferramentas, as pessoas ao comprarem o ingresso para um determinado evento terão a oportunidade de comprovar através do seu certificado a sua imunização – completa com duas doses ou com uma dose, mas neste caso as pessoas terão que realizar também o teste RT-PCR – para ingressar nestes ambientes.

“Pernambuco está certificando os aplicativos e ferramentas que serão propostas por statups, empresas de tecnologia, do Porto Digital, de escolas de informática, por empresas privadas, que vão colocar a disposição do mercado e através da nossa equipe da ATI, nós definimos que critérios e requisitos elas vão ter que atingir no sentido de segurança e confiabilidade porque toda essa c

Com informações do NE10.

Deixe seu comentário