PernambucoSaúde

Gripe H3N2: sobe para seis o número de mortes no Recife, e infecções pela influenza ultrapassam 1,2 mil casos

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) informa, na noite desta quarta-feira (29), que o município já confirmou, até o momento, 1.247 casos de influenza subtipo A (H3N2). Desse total, seis morreram em decorrência de complicações causadas pela gripe. Todas as mortes, segundo a Sesau, foram confirmadas por critério laboratorial. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 46 e 69 anos.

Os casos de gripe seguem aumentando de forma acelerada. Até a segunda-feira (27), menos de dez dias após a confirmação dos seus dois primeiros casos, a capital totalizava 818 casos de influenza A (H3N2) e três óbitos.

Inclusive, nos últimos dias, os registros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura do Recife por causas respiratórias acompanham a subida de casos de gripe que ocorre na capital pernambucana. Só no último domingo (26), o Samu Recife recebeu 68 chamadas de pessoas com queixas de sintomas gripais.

Com base nos relatos dos pacientes, o serviço enviou 46 ambulâncias para atender os casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), condição considerada suspeita de covid-19 e de gripe, e encaminhar a unidades de saúde.

Estado

Pernambuco confirmou os primeiros casos de influenza H3N2 no dia 18 deste mês. Desde então, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 1.592 infecções por gripe (1.578 causadas por H3N2) e cinco mortes.

Até agora, segundo mostra o perfil dos adoecimentos por faixa etária em Pernambuco, a nova cepa não atingiu com a mesma intensidade todas as faixas etárias.

Fonte: JC Online

Deixe seu comentário