Lula faz doação de mil reais ao Corinthians e diz que governo não vai taxar transferências via Pix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), explicando que as mudanças anunciadas pela Receita Federal para fiscalizar transações financeiras não representam um aumento no imposto das transferências via Pix.
Lula fez o alerta à população após afirmar que fez uma doação para o Corinthians quitar a dívida da construção de seu estádio. A campanha com a “vaquinha” foi lançada em novembro do ano passado.
“Tem uma quantidade enorme de mentira desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix”, frisou o presidente.
“O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. E como eu acredito no Pix, e acredito no governo, porque nós não vamos taxar de forma nenhuma. Quem falar que o governo vai taxar está mentindo”, prosseguiu.
A Receita Federal informou que, a partir deste mês de janeiro, ampliou a fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. Na prática, o órgão passou a receber os dados de operadoras de cartão de crédito (as maquininhas) e instituições de pagamento.