Lula inaugura unidade elevatória de água bruta da Adutora do Agreste
Nesta quinta-feira (4), o presidente Lula (PT) participou de uma cerimônia de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca, distrito de Arcoverde, e do trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco. Esse projeto faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai beneficiar 615 mil pessoas com abastecimento de água da transposição do Rio São Francisco.
Com a inauguração da Estação Elevatória, passa de seis para nove a quantidade de municípios atendidos pela Adutora do Agreste. Esses municípios são: Pesqueira, Arcoverde, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, São Caetano e Caruaru.
O sistema é composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, estação elevatória de água bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada. A obra contou com investimento de mais de R$ 1,2 bilhão do Governo Federal, enquanto o estado, como contrapartida, aplicou R$ 200 milhões.
Na cerimônia, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.