BrasilNotíciasPolítica

Lula vai a Colômbia participar de reunião; em seis meses já são 12 visita à países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a cidade de Letícia, na Colômbia, no próximo sábado (8), para participar da reunião técnico-científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano, presidido por Gustavo Petro. A cidade de Letícia faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

Segundo informações do Palácio do Planalto, essa reunião é preparatória para o encontro de cúpula dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), marcada para o dia 8 de agosto, em Belém. Na ocasião, devem participar os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um documento aprovado no encontro será apresentado durante a próxima Assembleia das Nações Unidas, em setembro, em Nova York (EUA).

Em seis meses de governo, já visitou 12 países em sete viagens diferentes e ficou 31 dias fora do Brasil. E esse número vai crescer em julho —Lula já tem viagens marcadas para Argentina, Colômbia e, provavelmente, Bélgica.

Essas idas do petista a outros países custaram R$ 7,3 milhões com hospedagem, conforme levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, com base em informações do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O valor ainda não contabiliza a última viagem à Europa, na semana passada, quanto o petista esteve na Itália, Vaticano e França.