NotíciasPernambuco

Mais público e menos distanciamento: veja o que está liberado a partir desta segunda (9) em Pernambuco

Segundo o documento assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, o distanciamento deve ser mantido em locais como escolas, salões de beleza, igrejas, academias, escritórios e parques temáticos. Desta forma, alguns setores poderão ainda ampliar a capacidade de público.

“Outra medida que foi discutida com o meio artístico foi o aumento no número de integrantes dos grupos musicais para até 5 pessoas. Mas estamos orientando os artistas e os bares restaurantes e casa de evento para evitar a dança, em que as pessoas ficam de pé. A pandemia ainda não acabou e precisamos continuar atentos aos protocolos de sanitários”, disse a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, durante a coletiva que anunciou as medidas, na semana passada.

A gestora afirmou ainda que a queda no número de casos e internações por covid-19 e o avanço da campanha de imunização contra a doença possibilitaram a ampliação do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco. “A vacinação vem avançando e os números da covid-19 melhorando, graças a essa combinação o governo do Estado pode avançar com o plano de flexibilização das atividades sociais e econômicas. Diante disso, todas as atividades sociais e econômicas poderão funcionar até a meia-noite, em qualquer dia da semana, assim como já acontece com bares e restaurantes”, explicou.

Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes)
Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. Vão funcionar, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, mesas com até dez pessoas.

Academias e similares
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Shopping centers e galerias comerciais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Eventos corporativos
Vão poder ser realizados em todo o Estado até à meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor. Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Eventos sociais/Buffet
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.

Cinema, teatro e circo
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.

Atividades esportivas coletivas e individuais
Vão poder funcionar em todo o Estado, até à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.

Igrejas e templos religiosos
Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor.

Escritórios comerciais
Avançam para 70% de ocupação.

Covid-19 em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesse domingo, (8), 323 novos casos confirmados da covid-19. Esse é o menor número de Pernambuco desde 7 de março deste ano. A média móvel dos casos da doença também continua em queda. Com variação de -33%, o índice atingiu 631 casos, o menor patamar desde 10 de novembro de 2020.

Nesta data há dois dados positivos para o Estado. O primeiro é o número de casos, que não tem uma baixa parecida desde 7 de março, quando a Secretaria registrou 300 casos da doença. O segundo é a média móvel das confirmações. Neste domingo, a média foi de 631 casos, indicando tendência de queda. O menor número é do dia 10 de novembro de 2020, com 582 casos.

A média móvel, considerada a melhor forma de medir o comportamento da pandemia, contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indicam estabilidade.

Segundo o boletim epidemiológico, entre os casos confirmados, 22 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 301 (93%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 595.842 casos confirmados da doença, sendo 52.561 graves e 543.281 leves.

De acordo com a SES-PE, o Estado também registrou 11 novos óbitos decorrentes da doença, ocorridos entre os dias 11/05/2020 e 06/08/2021. Com isso, o Estado totaliza 19.016 mortes pela doença. A média móvel de mortes está em 30, com tendência de queda em -28%.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI
De acordo com o boletim epidemiológico, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs públicas para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua em queda. Neste domingo (8), o Estado conta com o total de 1.311 leitos. Desses, 42% estão ocupados.

No último domingo, 1º de agosto, havia 1.460 leitos e uma taxa de 47%. Mesmo com 149 vagas disponíveis a menos, a quantidade de leitos ocupados diminuiu cinco pontos percentuais.

Os leitos da enfermaria seguem o mesmo cenário. Neste domingo, são 1.033 vagas, com taxa de 37%. Em comparação a 1.098 leitos e 41% do dia 1º de agosto.

Vacinação
De acordo com a SES-PE, Pernambuco já aplicou 6.384.017 doses de vacinas contra a covid-19, desde o início da campanha de imunização no Estado. Desse total, 1.852.530 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.684.368 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 168.162 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.