Pernambuco

Mais um bebê morre enquanto aguardava transferência para UTI em Pernambuco

Uma bebê de um mês e 17 dias morreu antes de ser transferida para um leito de terapia intensiva, nesta terça-feira (24). Giovanna Amélia estava na Unidade de Pronto Atendimento do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, desde a última quinta-feira (19). Ela tinha acabado de conseguir uma vaga na UTI de outra unidade de saúde, mas teve uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava a ambulância.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a menina chegou à UPA com sintomas de tosse e cansaço e, na triagem de classificação de risco, recebeu a classificação amarela. Giovanna ficou internada na unidade e foi acompanhada pela equipe multidisciplinar de plantão no serviço de saúde.

Por nota, a SES explicou que a criança apresentou uma piora na evolução do quadro clínico, quando foi solicitada a transferência para uma enfermaria voltada para o acompanhamento de casos respiratórios.

“Com quadro de bronquiolite viral aguda, o paciente passou a receber suportes ventilatório (máscara não reinalante, VNI e posteriormente IOT), realizou exames laboratoriais e raio x, iniciou terapia com antibiótico, aspiração nasal, entre outros, conforme prescrição médica. Mesmo com toda a assistência para o quadro clínico apresentado, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória no momento da transferência para outro serviço de saúde – onde passaria a ser acompanhado em leito de terapia intensiva – evoluindo para óbito na madrugada desta terça-feira (24/05)”, diz o documento.

Esse é o segundo óbito somente nesta semana de bebês em decorrência da bronquiolite viral aguda. Na última segunda-feira (23), um bebê de 11 meses também morreu com a doença respiratória grave.

Deixe seu comentário