Mais velocidade: Recife regulamenta antenas 5G de alta velocidade
O prefeito do Recife, João Campos, assinou nessa segunda-feira (14) um decreto que regulamenta e permite o licenciamento e instalação de estações transmissoras e antenas de radiocomunicação de pequeno porte para recebimento do sinal 5G.
Segundo a gestão municipal, o objetivo é melhorar a qualidade da internet móvel dos recifenses e desburocratizar e simplificar o licenciamento de novas antenas no Recife. A norma atualiza a lei municipal 18.285/2016, que disciplina a instalação desse tipo de equipamento, e será publicada na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial do Município (DOM).
Os novos equipamentos poderão ser instaladas em mobiliário urbano ou infraestrutura de suporte já existente e vai facilitar a chegada do sinal tecnológico de alta velocidade 5G.
De acordo com a Prefeitura do Recife, devido à alta densidade e capacidade de transferência de dados, o sinal de internet móvel 5G exige uma maior oferta de antenas, de modo a distribuir informações entre celulares e aparelhos com acesso à rede mundial de computadores.
Para maior cobertura da tecnologia, os municípios precisam ter estações transmissoras a cada 100 metros de distância uma da outra, a uma altura mais próxima ao chão, diferentemente das tradicionais antenas fixadas nos topos de edifícios. Essa mudança vai permitir o tráfego de dados sem perda de qualidade.