Pernambuco

Média móvel de casos de Covid sobe 66% em PE; estado tem nove registros da subvariante BA.4 da ômicron

Pernambuco registrou, nessa segunda (13), uma média móvel de 888 casos confirmados do novo coronavírus. Esse número é 66% maior do que o do dia 31 de maio, quando a média móvel ficou em 534 notificações diárias de Covid-19. O governo também confirmou a circulação da subvariante BA.4 da ômicron em nove pessoas.

Ainda segundo os dados da SES, a quantidade de pessoas internadas chegou a 505, no domingo (12). É a primeira vez que o estado ultrapassa essa marca em três meses.

O último registro nesse patamar foi em 11 de março, quando havia 500 leitos ocupados e o estado vivia uma desaceleração da doença.

De acordo com o boletim completo da SES-PE, desta segunda, Pernambuco registrou um aumento de 20% na notificação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na última semana.

Na semana 23, que foi de 5 a 11 de junho, o estado notificou 384 casos de SRAG, sendo 21 deles com resultados positivos para Covid-19. Na semana 22, que foi de 29 de maio a 04 de junho, foram 323 casos notificados.

A quantidade de casos de SRAG da semana passada também é a maior das últimas 11 semanas. O último registro acima desse foi na semana epidemiológica 11, que foi de 13 a 19 de março, com 412 casos.

Os números de mortes por SRAG também aumentaram na semana passada (SE 23). Foram 46 notificações. Um aumento de 28% em relação às duas semanas anteriores, que tiveram 36 notificações de óbitos.

De acordo com o boletim desta segunda, 332 óbitos por SRAG aguardam resultado de teste para saber se foi por Covid-19 ou outro tipo de vírus.

De acordo com a lista de regulação de leitos para SRAG atualizada pela Seplag-PE, no domingo (12), a central de regulação fechou o dia com 79 solicitações ativas de UTI.

Isso significa que 79 pessoas aguardavam transferência para um leito no fim do dia. Desse total, 96% delas eram crianças ou recém-nascidos.

Subvariante

De acordo com a SES-PE, a subvariante foi encontrada a partir do resultado de mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). Das 101 amostras positivas para a Covid-19, nove genomas foram identificados como da BA.4.

São cinco mulheres e quatro homens, com idades entre 22 e 74 anos. Eles moram no Recife (7), Paulista (1) e Jaboatão dos Guararapes (1).

Os exames foram coletados entre 16 e 23 de maio. Oito deles foram assintomáticos e um apresentou sintomas leves.

Três dos pacientes não apresentavam registro de nenhuma dose da vacina nos sistemas de informação, dois não tinham tomado a primeira dose de reforço e um só tinha tomado uma dose.

Os outros 92 genomas analisados também foram da linhagem ômicron. As coletas ocorreram entre 9 e 24 de maio. Essas pessoas moravam nos seguintes municípios

Barreiros (1), Glória do Goitá (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (8), Paulista (3), Salgueiro (8), São Lourenço da Mata (1), Recife (65), Tracunhaém (1), Vertentes (1), além de paciente do arquipélago de Fernando de Noronha (1).

Até esta segunda, disse o governo, não foi detectado caso de BA.5 em Pernambuco.

*Com informações do G1. 

Deixe seu comentário