Médico cardiologista esclarece dúvidas sobre hipertensão e cuidados com o coração
Na entrevista desta sexta-feira (20), no programa A Voz da Notícia o médico cardiologista Dr. Waldir Tenório, esclareceu os cuidados com o coração e as dúvidas sobre a hipertensão arterial que tornou-se uma grande vilã para a sociedade.
Uma das doenças silenciosas que acometem a maioria da população mundial é a hipertensão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras conseqüências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
A pressão arterial é a grande responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos. Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue, porque com a idade as artérias ficam menos complacentes e oferecem mais resistência à sua passagem.
Esta força pode acarretar em lesões nas paredes das artérias, e resultar em um derrame (acidente vascular cerebral), a insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). A hipertensão é uma das principais causas de doença renal e pode causar paralisação dos rins.
Dr. Waldir Tenório também pontou que o Covid-19 foi um grande salto no desenvolvimento dessa doença, pois fisicamente o paciente ficou debilitado e automaticamente o processamento interno mais lento.
“É necessário que o paciente adquira hábitos saudáveis em seu cotidiano. A alimentação é um dos coringas para manter coração e corpo saudáveis. Aliada a prática de atividades físicas, abandonar o tabagismo e realizar check-up anual são essenciais para evitar doenças cardiovasculares”, disse ele.