Meta, dona do Facebook, perde mais de US$ 200 bi em valor de mercado e leva maior tombo da história dos EUA
A Meta, dona do Facebook, perdeu US$ 237 bilhões em valor de mercado nesta quinta-feira (3), depois de as ações da empresa despencarem 26%.
Esse é o maior tombo em um dia para companhias listadas na bolsa nos Estados Unidos.
O que foi perdido pela “big tech” é equivalente a quase todo o valor de mercado da Disney, por exemplo, aponta a consultoria especializada Economática.
A queda aconteceu 1 dia após o presidente-executivo, Mark Zuckerberg , afirmar que a rede social perdeu cerca de 500 mil usuários ativos diários ao redor do mundo no último trimestre de 2021.
Foi a primeira queda nesse número na história da empresa, lançada em 2004. Além do Facebook, a Meta é dona do Instagram e do WhatsApp.
A sombra do TikTok
Zuckerberg atribuiu a perda de usuários do Facebook a uma competição mais acirrada pela atenção das pessoas, citando, nominalmente um grande concorrente, o TikTok, e seus vídeos mais curtos.
“As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels [vídeos curtos no Instagram] é tão importante no longo prazo”, disse o “chefão” da Meta , durante o anúncio dos resultados.
A plataforma chinesa, que enfrentou ameaça de banimento nos EUA durante o governo Trump, vem ganhando cada vez mais relevância entre as redes sociais.
Em 2021, o TikTok chegou a 1 bilhão de usuários, após 5 anos de existência. Foi também, pela primeira vez, o aplicativo mais baixado do mundo, superando os downloads no Facebook no ano.
A rede social de Zuckerberg teve 1,929 bilhão de pessoas utilizando o aplicativo no último trimestre do ano passado. Nos três meses anteriores, esse número havia sido de 1,930 bilhão.
G1