Movimento da enfermagem em Serra Talhada cobra piso salarial nacional para categoria
Profissionais da Enfermagem saíram às ruas de Serra Talhada nesta terça (08), no movimento pela valorização da categoria e aprovação do piso nacional pelo PL 2564/2020. O movimento teve início às 15h na Praça Barão do Pajeú e seguiu pela ruas do centro da cidade até a frente da prefeitura de Serra Talhada. No local, os profissionais pediram o apoio da prefeita Márcia Conrado, vereadores e deputados federais que são votados em Serra Talhada.
A categoria busca com esta reivindicação sensibilizar a comunidade sobre a aprovação do piso salarial nacional na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 2564/2020 (PL 2564/20), foi aprovado de forma unânime no Senado Federal em novembro de 2021 e prevê, um salário-base para os enfermeiros de R$ 4.750 para uma carga horária de 30 horas semanais, 70% desse valor para os técnicos em enfermagem, 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras. O grupo de trabalho que discute o tema na Câmara dos Deputados, aprovou a proposta apresentada no dia 23 de fevereiro deste ano pelo relator do PL, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).
O projeto segue na Câmara dos Deputados aguardando discussão, votação e aprovação para então seguir para o presidente Jair Bolsonaro.
A categoria aguarda o deputado Arthur Lira, presidente da câmara dos deputados, pautar com urgência o projeto de lei, que passou por grupo técnico para avaliar o impacto salarial e foi aprovado.
“É uma luta que vai beneficiar todos porque toda população se beneficia com a enfermagem com menos vínculos empregatícios, trabalhando com qualidade, sem precisar estar de plantão em plantão… a gente pede o apoio de todos,” ressaltou a enfermeira Joice Siqueira.
Veja no vídeo abaixo: