Na Rádio Vilabela, IBGE esclarece dúvidas sobre Censo 2022
O Censo 2022 já começou e a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esclareceu algumas dúvidas frequentes que surgem sobre o questionário aplicado pelos mais de 183 mil recenseadores que visitarão aos 75 milhões de domicílios brasileiros até o dia 31 de outubro.
Em entrevista à Rádio Vilabela, o coordenador de subárea Eudes Veras, e a agente censitária municipal Eduarda Alves explicaram que todos os recenseadores foram treinados para a atividade e não podem divulgar nenhuma das informações prestadas pelos cidadãos.
Pessoas assistenciadas por algum tipo de benefício do governo não correm o risco de perdê-lo por informar a renda, o que é feito de maneira sigilosa e, caso o cidadão prefira, nem mesmo o recenseador saberá o valor mensal recebido. Nesse caso, é só a própria pessoa digitar o montante no aparelho utilizado para a pesquisa.
Outra dúvida comum é sobre as eleições, que se aproximam. Segundo Eudes Veras o IBGE “Nunca fez, não está fazendo e creio que nunca fará pesquisa eleitoral”. Portanto, suas respostas não serão utilizadas por nenhum candidato.
Para que serve essa pesquisa então?
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Ou seja,quanto mais próximo da realidade o censo é, mais as informações ajudarão na construção de soluções para os problemas encontrados.
Confira abaixo a entrevista completa: