Serra Talhada

Número de reclamações contra a Compesa sobe em Serra Talhada e região

Não é novidade para ninguém que as reclamações sobre os serviços prestados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) são constantes em diversas regiões do estado. Atualmente a empresa está presente em 172 municípios do estado de Pernambuco e no distrito de Fernando de Noronha e conta com seis mil colaboradores diretos e indiretos,atendendo mais de 7,5 milhões de habitantes.

Apesar da alta cobertura e do grande número de funcionários, o serviço tem apresentado falhas ao longo dos anos que são destacadas todos os dias pelos clientes nos mais diversos meios de comunicação, seja no rádio, na TV, na internet ou pelos números de ouvidoria e denúncias, as queixas não param de chegar e registram a falta de água, as cobranças indevidas e a demora no atendimento como os principais problemas.

No site de reclamações do consumidor “Reclame Aqui”, a média da empresa não é tão alta, tendo em vista que o site parece não ser tão utilizado pelos pernambucanos para reclamações relacionadas a esse tipo de serviço. Por outro lado, ainda de acordo com o site, ao longo dos anos as pessoas têm ficado cada vez menos satisfeitas com a Compesa.

Em 2019, o serviço tinha uma média de avaliação em 6,6%, sendo considerado regular;  em 2020, o número foi 6,1%, também regular; em 2021 temos duas métricas: no primeiro semestre 5,3% das pessoas o classificou como ruim e do meio do ano pra cá, 4,9% dos clientes apontaram a empresa como não recomendável. O dado positivo é que uma média de 94.8%das reclamações são respondidas. O negativo, apenas 45.4% delas foram resolvidas.

Além disso, a própria Compesa dispõe de uma Ouvidoria e um Canal de Denúncias, mas as métricas da quantidade de reclamações não ficam disponíveis para visualização dos usuários.

Em números de reclamações ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Compesa ficou em quarto lugar no ranking das empresas com mais reclamações registradas no Procon de Pernambuco, em 2020, com 234 queixas. De janeiro a setembro deste ano, ela apareceu na lista das 10 empresas com mais reclamações.

Serra Talhada

Em Serra Talhada a realidade não é diferente. Todos os dias as reclamações chegam e a insatisfação parece também ter aumentado.

“A Compesa nunca cumpre o cronograma de abastecimento de água aqui no município de Serra Talhada – PE, mais precisamente, no bairro ipsep. Enquanto algumas ruas são abastecidas oito dias com água e oito dias sem água, ‘outras não tem esse privilégio”, há exemplo da rua que eu moro. Aqui o abastecimento é quatro ou cinco dias com água e dez ou onze dias sem água. Ou seja, empresa age de forma seletista. E assim, prejudicando o consumidor”, diz uma reclamação feita por um serra-talhadense no site reclame aqui.

Na Rádio Vilabela FM, que recebe esse tipo de queixa dos ouvintes todos os dias, o programa A Voz da Notícia perguntou aos ouvintes, na manhã dessa quinta-feira (25), qual a avaliação que eles fazem dos serviços da COMPESA em Serra Talhada e região: “Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?”.

Para 75% dos ouvintes que participaram da enquete, a COMPESA presta um péssimo serviço. Considerando os 20% que avaliaram os serviços como ruim, a companhia chega a 95% entre péssimo e ruim. 03% avaliaram os serviços como regular e para 02% os serviços são considerados ótimos. A enquete ouviu 40 pessoas de diferentes bairros da cidade de Serra talhada.

 

 

Deixe seu comentário