SaúdeSerra Talhada

Obesidade pode causar diabetes? Explica especialista

O bate papo desta sexta-feira (03) no Frequência Democrática foi fundamental para quem possuí diabetes e encontra-se em quadro de obesidade. O endocrinologista, Dr. Antônio Meneses esclareceu pontos importantes para evitar essa doença silenciosa. Entenda:

“a obesidade é um fator de risco para a diabetes, pois associa-se a um consumo exagerado de hidratos de carbono, e principalmente açúcar, conduzindo a um fenômeno chamado de insulino-resistência, que por sua vez leva a uma hiperprodução compensatória de insulina e a um progressivo desgaste pancreático”.

Ou seja, à medida que o peso se acumula, é necessária mais insulina porque há um corpo maior e, para mais, a sensibilidade dos tecidos aos efeitos da insulina diminui. Como resultado, o pâncreas (órgão que produz insulina) precisa de produzir mais insulina, com maior esforço, de forma a compensar a resistência à insulina.

Conviver com a diabetes pode ser fácil, mas se ela fica descompensada, fora de controle, isto é uma ameaça grave para a saúde. As consequências da diabetes descontrolada já causa mais mortes no Brasil do que o câncer.

Controlar a diabetes é uma das maiores preocupações médicas e deveria ser do paciente também. Diabetes descompensada traz sérios riscos para a saúde e diminui muito o tempo e a qualidade de vida. Pode causar cegueira, falência renal, amputações, entre outras coisas.

“Pessoas magras também podem ter diabetes tipo 2. É raro, mas pode acontecer por uma disfunção das células do pâncreas”, disse Dr. Antônio Meneses.

Como prevenir a obesidade e assim reduzir o risco da diabetes?

“A adoção de um regime alimentar dietético correto resulta sempre num benefício claro para um potencial diabético, deixando a instalação da doença mais longe”, explica Antônio Meneses. Além das mudanças alimentares é também recomendada uma atividade física regular. Em paralelo, é importante adotar outras mudanças no estilo de vida.

Deixe seu comentário