NotíciasPernambucoPolítica

Paulo Câmara acerta, com Lula, agenda dele, em PE, no início de julho

Diante dos altos e baixos na relação entre PT e PSB e das várias pontes rompidas, entre socialistas e petistas, ao longo desse percurso, cabe, hoje, ao governador Paulo Câmara, o papel de principal interlocutor do PSB junto ao ex-presidente Lula. E não foi sem conversa ao pé do ouvido que os dois se encontraram, nesta quinta-feira (16), em Natal (RN). Lula chegou para almoçar com os governadores do Nordeste, no Hotel do Sesc, onde, pouco antes, os gestores protagonizavam reunião do Consórcio Nordeste sobre o PLP 18/2022 , que limita a aplicação da alíquota de ICMS sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, a 17%.

O líder-mor do PT e o chefe do Executivo estadual pernambucano tiveram conversa reservada. A tiracolo, Paulo levara a sugestão de combinar a agenda de Lula em Pernambuco. E os dois cuidaram de tratar disso sem alarde. Ficou acertado que Lula estará no Estado no início de julho. O roteiro, pela proposta atual, deve incluir uma passagem dele pelo Recife, associada a agendas no interior, contemplando o Agreste e o Sertão. Segundo fontes que acompanham essa construção, a ideia é ir a Caruaru e à Serra Talhada, ou fazer Caruaru e Petrolina.

Caruaru é reduto de Raquel Lyra, ex-prefeita da cidade, e uma das postulantes ao Palácio das Princesas, que concorre com o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral. Petrolina, por sua vez, era governada, até pouco tempo, por Miguel Coelho, outro nome das Oposições no páreo. Após o almoço, em Natal, Lula, Paulo Câmara e os demais governadores presentes seguiram para a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Centro de Convenções de Natal.