BrasilNotíciasPolítica

‘Pautas de costume não têm nada a ver com a realidade que vivemos’, diz Lula ao ser questionado sobre PL antiaborto legal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pautas de costume debatidas no Congresso Nacional “não têm nada a ver” com a realidade do país e que não deveriam estar no centro dos debates do Legislativo. Lula deu as declarações durante entrevista à Rádio CBN.

“Acho que pautas de costume, não gosto muito de discutir, não têm nada a ver com a realidade que vivemos. Quem está abortando são meninas de 12, 13, 14 anos. É crime hediondo o cidadão estuprar menina e depois querer que ela tenha um filho. Um filho de monstro”, afirmou Lula.

Para o petista, discussão sobre o tema deve ser “mais madura” e não feita de forma ‘banal’ como, na avaliação dele, ocorre atualmente.

Mesmo usando a pauta que os movimentos de esquerda tem usado para justificar a liberação do aborto, o presidente  Lula ja chegou a afirmar em 2022 que: “Aqui no Brasil não faz (aborto) porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública, e todo mundo ter direito e não ter vergonha. Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho, vou discutir com meu parceiro. O que não dá é a lei exigir que ela precisa cuidar”.