Pernambuco

Pernambuco: Começa em 15 de setembro a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19; veja quem receberá o imunizante

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (26), que começa em 15 de setembro a aplicação em Pernambuco da dose de reforço da vacina contra covid-19. A dose extra será aplicada inicialmente em pessoas com grave deficiência de imunidade (os chamados imunodeprimidos), como portadores de câncer ou HIV, por exemplo, e também em idosos com idade a partir de 70 anos.

Essa imunização deve ser feita, prioritariamente, com a vacina da Pfizer, mesmo que a pessoa tenha tomado, nas doses anteriores, uma vacina de outra marca. Mas, se necessário, também poderá ser usada a vacina da Janssen ou da AstraZeneca.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas com deficiência de imunidade recebam o reforço da terceira dose a partir do 28º dia após a segunda dose. Já os idosos devem receber a terceira dose seis meses após a segunda dose. O secretário estadual de Saúde, André Longo, frisou que o Ministério da Saúde enviará insumos específicos para essa estratégia e que a ação é paralela à vacinação de primeira e segunda doses.

Reforço necessário
O objetivo dessa dose de reforço é ampliar a resposta imune do organismo no público considerado mais suscetível à doença, evitando a morbimortalidade. De acordo com o Ministério, a proteção dada pela vacina pode decair ao longo dos meses, sendo necessário ampliar essa resposta imune. O órgão federal ainda frisa que os imunodeprimidos normalmente apresentam resposta reduzida às diferentes vacinas disponíveis no calendário vacinal brasileiro, havendo, inclusive, esquemas de vacinação adaptados para esse público. Com informações da Rádio Jornal.

Deixe seu comentário