BrasilEleições 2022

Pesquisa Datafolha, encomendada por Folha de S. paulo e Globo, mostra Lula com 50% e Bolsonaro 36% dos votos válidos

A nova pesquisa Datafolha, divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (27), apontou uma manutenção na vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral à presidência da República.

O petista aparece com 50% dos votos válidos. Já o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) teria 36% também em votos válidos.

Diante desse quadro, segundo o Datafolha, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno.

Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira colocação com 6% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet (MDB) se mantém com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%.

No cálculo doss votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse método é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Veja os percentuais considerando os votos brancos e nulos.

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

Nome do contratante

Valor cobrado pela pesquisa

Origem dos recursos investidos

Metodologia

Período de realização

Sistema de fiscalização da coleta de dados

Tipo de questionário aplicado

Fonte: Yahoo

Deixe seu comentário