NotíciasOportunidadeSerra Talhada

Prefeitura de Serra Talhada lança aplicativos para agricultura desenvolvidos em parceria com a UAST

A Prefeitura de Serra Talhada lançou nessa terça-feira (28) os aplicativos Assistência Técnica (PAST), Georreferenciamento de Estradas e Corpos Hídricos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST).

Os softwares serão utilizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos como fonte de geração de dados socioeconômicos, mapeamento de zooneamento de produção agrícola e pecuária, localização e condições de tráfego das estradas, além do mapeamentos dos equipamentos hídricos e da disponibilidade de água na zona rural de Serra Talhada.

O lançamento dos aplicativos aconteceu no CEU das Artes, no bairro Caxixola. Na ocasião, os aplicativos foram apresentados e entregues à Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, comandada pelo secretário Fabinho do Sindicato. “São aplicativos que chegam para fortalecer a atuação da Secretaria de Agricultura, nos dando um suporte importante no que se refere à assistência técnica, com mapeamento da produção, acompanhamento em tempo real da situação das estradas e da disponibilidade de água nas cisternas, poços e açudes, agilizando o trabalho de nossas equipes junto às famílias rurais”, comentou Fabinho.

Responsável pela parceria firmada com a UFRPE/UAST para desenvolvimento dos aplicativos, o vice-prefeito Márcio Oliveira explicou a importância da tecnologia. “No período em que ocupei a Secretaria de Agricultura firmamos uma parceria com a UAST para o desenvolvimento de três instrumentos que irão contribuir significativamente para o planejamento e captação de recursos por parte da Secretaria de Agricultura. Os alunos e professores da UAST desenvolveram um software para acompanhamento das atividades da assistência técnica e fizeram o georreferenciamento de nossas estradas e dos corpos hídricos do município, uma tecnologia que irá contribuir bastante com o trabalho das nossas equipes técnicas que atuam na zona rural”, explicou Márcio Oliveira.

Deixe seu comentário