Prefeitura de Serra Talhada promove ações do Mês da Mulher
Nesta segunda-feira, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data simboliza a luta e a resistência das mulheres por igualdade de gênero e respeito. Em Serra Talhada, a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial dedicada às mulheres durante todo o mês de março, com lives promovidas pelas secretarias municipais e ações da campanha Março Lilás nas unidades de saúde.
Com o tema “Mulher na liderança, alcançando um futuro igualitário”, a programação está sendo organizada pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania, com a participação de outras secretarias municipais, como Saúde e Educação. Em virtude da pandemia da Covid-19, as ações não poderão ser presenciais, para evitar aglomeração de pessoas e contaminação pelo novo coronavírus.
A programação tem início hoje (08/03), com a live “Ser mulher, profissional e mãe de uma criança com deficiência”, promovida pela Secretaria de Educação, às 18h; na terça-feira (09/03), haverá a live “Mulher na liderança, alcançando um futuro igualitário”, promovida pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania, às 19h; e na quarta-feira (10/03), haverá a live “Mulher de atitude luta contra o câncer de colo uterino”, promovida pela Secretaria de Saúde, às 19h. Além disso, serão divulgados vídeos com mulheres de diversas representatividades, como empreendedoras, professoras, domésticas, agricultoras e médicas.
Durante todo o mês de março serão reforçadas as ações do Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau. O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em todo o Brasil, são registrados, anualmente, uma incidência de 16.370 casos novos da doença, por isso a prevenção é fundamental para a saúde das mulheres.
As lives serão transmitidas ao vivo através da página no Facebook e do canal da Prefeitura de Serra Talhada no YouTube: prefeituradeserratalhada.