NotíciasPernambuco

Prefeituras e inciativa privada podem decidir se vão suspender feriado no carnaval, diz governo do PE

As prefeituras dos 184 municípios e a iniciativa privada poderão decidir se vão suspender ou não o feriado no carnaval de 2021. A informação foi repassada, nesta sexta (29), pelo governo de Pernambuco.

Na quinta (28), o estado anunciou o cancelamento do ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira de folia, nos dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente, por causa da pandemia (veja vídeo abaixo). A medida foi tomada por causa dos índices de contágio da Covid-19, que bateram recordes em janeiro.

Na nota, o estado afirmou que Pernambuco suspendeu o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, para evitar aglomerações no período carnavalesco.

“A iniciativa privada e os municípios têm autonomia para decidir sobre o expediente de seus funcionários”, afirmou o comunicado.

Ainda de acordo com o governo, é preciso fazer “um esforço conjunto” para reduzir os índices de contágio.

“Diante do esforço, que é de todos para diminuir a contaminação pela Covid-19, o ideal é que a semana do carnaval seja de expediente normal em todos os segmentos”, afirmou o governo pernambucano.

Em 17 de dezembro de 2020, Pernambuco anunciou a suspensão do carnaval. No dia 20 de janeiro de 2021, o estado anunciou a proibição de todos os eventos, até o período carnavalesco.

Diante da informação sobre a autonomia dos municípios para decidir se haverá feriado ou não no carnaval, as prefeituras informaram que ainda não formalizaram a decisão.

Recife e Olinda, que realizam as maiores festas no estado, informaram, por meio das assessorias de comunicação, que estão fazendo reuniões internas para “definir se haverá liberação de servidores municipais”.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, afirmou que está fazendo uma consulta aos prefeitos para saber a opinião da maioria deles. “Cada cidade tem realidade diferente. É preciso entender a postura de cada um”, observou.

Patriota disse que, em sua opinião, os gestores públicos devem manter o expediente normal no carnaval. “Temos que tomar cuidado e evitar as aglomerações”, declarou.

Deixe seu comentário