Cotidiano

Presidente da Caixa anuncia redução de juros da casa própria

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta quinta-feira (16) a redução dos juros da casa própria na modalidade de financiamento habitacional atrelada à poupança. A taxa, que está em 3,95% ao ano mais o rendimento da caderneta de poupança, vai cair 0,4 ponto percentual, para 2,95% ao ano, segundo anunciou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. A medida entra em vigor em 18 de outubro.

Guimarães alegou que o banco tem em carteira mais de R$ 200 bilhões em títulos públicos, que remuneram a Selic. “Quanto maior a Selic, maior o meu ganho. Por causa disso, nós vamos reduzir o spread, especificamente na linha de poupança. Ninguém aqui vai querer dar canetada até porque os executivos da Caixa são muito bons”.

No entanto, os juros cobrados na linha tradicional, indexada à TR (Taxa Referencial), e nas modalidades corrigidas pela inflação e com juros fixos continuam inalterados. O presidente da Caixa completou, porém, que há espaço para discussões.

“Nem acho que faz sentido matematicamente a gente ter taxas maiores. Nosso spread aumentou. Quanto maior a taxa de juros Selic, maior é o ganho de todo o banco que tem mais captação barata. Se você tem uma captação muito inferior ao CBI e a Selic aumenta, o CBI vai aumentar e seu spread aumenta. Sentimos que tinha espaço para reduzir as taxas de juro neste segmento ligado à poupança. A gente fez essa primeira redução. A gente quer entender mais de vocês, entender análises, mas na nossa opinião existe espaço para várias outras discussões”, acrescentou.

Deixe seu comentário