Serra Talhada: escolha do pré-candidato do Avante é adiada de novo; possível motivo surpreende
POR FRANCYS MAYA
A escolha do pré-candidato do Avante é adiada novamente. Vocês lembram que, na última sexta-feira (30), o presidente estadual do Avante, o ex-deputado federal Sebastião Oliveira, nos dizia que tinha um abacaxi para descascar para anunciar o pré-candidato do Avante. Ele ainda iria ouvir algumas pessoas do grupo; algumas pessoas, inclusive, teriam participado da pesquisa quantitativa e qualitativa que o Avante teria mandado fazer. Ele disse que, se dependesse dele e do irmão Waldemar Oliveira, já teria anunciado esse candidato o quanto antes. Só que esses filiados ‘estariam botando terra’. Aí são palavras minhas, não são palavras do ex-deputado.
E aí esperou-se uma expectativa que seria ontem, na terça-feira. Depois foi adiado novamente. Hoje, esse anúncio não acontece e deve acontecer amanhã. Eu conversei com o ex-deputado Sebastião Oliveira agora há pouco; ele disse que não tinha tempo de entrar no ar, mas disse que amanhã seria divulgada uma nota oficial do Avante em relação ao nome do candidato do partido.
São três que estão na disputa: Alan Pereira, João Duque Filho (Duquinho) e o vereador André Maio, que também pontuou na pesquisa e, pelo que eu fui informado, foi o que melhor pontuou. Ele não só foi o menos rejeitado como também foi o mais votado nas intenções de aprovação para ser o candidato do Avante. André Maio estaria se articulando para ser indicado pelo Avante a vice de Luciano Duque, e só se for de Luciano. Com Ronaldo de Dja, André Maio não quer nem conversa. Aliás, André Maio me disse ontem que não tem intenção nenhuma de ser candidato a prefeito, coisíssima nenhuma; quer cuidar de empresa agora e por isso estaria apresentando a esposa como representante dele para disputar uma vaga no Legislativo.
Mas o fato é que o Avante estaria em ponto de bala para anunciar o nome de André Maio, só que apareceu gente para botar gosto ruim na conversa e não teria sido nem Alan Pereira, muito menos Duquinho, mas Faeca Melo, que nem da pesquisa participou, mas que disse que se lá na frente o Avante tivesse interesse em fazer uma aliança com Luciano Duque, gostaria que ele fosse o indicado como candidato a vice de Luciano e, por conta disso, não estaria satisfeito com a condução e pela indicação do André Maio.
A justificativa de Faeca Melo seria o fato de que André Maio não é do Avante. O vereador é filiado ao PP e, segundo eu soube, fontes oficiais, Faeca estaria justamente insatisfeito por conta disso. Foi a informação que eu obtive com uma fonte fidedigna lá de dentro do partido Avante. Vou até procurar o Faeca para saber se de fato procede.
Mas segundo Sebastião Oliveira, de amanhã não passa, será divulgada uma nota oficial do partido divulgando o nome do pré-candidato. Quem viver, verá.