Serra Talhada promove V Encontro Intersetorial em Alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Serra Talhada realizou, na última quinta-feira (29/11), a culminância das atividades do mês da Consciência Negra com o “V Encontro Intersetorial em Alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra”. O evento foi um marco de representatividade e inclusão, reunindo diversos segmentos da sociedade, como povos de terreiro, quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais.
A ação teve como objetivo promover o fortalecimento da luta contra o racismo e valorizar a diversidade cultural do município.
O debate central do encontro foi conduzido pelo convidado especial Marcelo Renan, Gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, que abordou o tema “Diversidade Religiosa e Patrimônio Cultural”. Durante sua palestra, Renan destacou a importância da preservação das tradições culturais e religiosas de comunidades marginalizadas, reforçando a necessidade de respeito e reconhecimento da pluralidade presente na sociedade brasileira.
Além de Marcelo Renan, o evento contou com a presença de diversas autoridades locais, como a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Myrella Gomes, a Executiva Josane Correia, o vereador Pinheiro de São Miguel, o secretário de Governo, Rafael Inácio, a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Chica, e Cícero Alexandre, articulador da Política de Igualdade Racial.
O evento também destacou a importância de políticas públicas que promovam a equidade e a inclusão social. Durante a programação, foi reafirmado o compromisso da gestão municipal com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, um tema central no mês de novembro, dedicado à reflexão sobre a contribuição e resistência dos negros na construção da sociedade.