EsportesNotícias

Sport vence o rival Bahia e segue respirando no Brasileirão

Em uma grande atuação no segundo tempo, o Sport sufocou o Bahia do início ao fim e venceu por 2 x 0, com outros três gols anulados por impedimento no período. Além de superar o rival nordestino lá e lô neste Brasileirão, o rubro-negro conseguiu o seu primeiro triunfo com dois gols de vantagem – as nove vitórias anteriores haviam sido no limite. Isso só mostra o espírito de decisão mostrado na Ilha. E era preciso.

Na noite anterior, em São Januário, o Vasco havia surpreendido o Atlético Mineiro, vencendo por 3 x 2. O resultado colocou o Sport na zona de rebaixamento, em 17º, e deixou o Bahia no limite, em 16º, com ambos somando 32 pontos. Ou seja, o tricolor de Salvador teria a vantagem do empate no Recife. Esse cenário de pressão que transpareceu na primeira etapa, num jogo nervoso e de poucas chances, num medo de se expor. O Baêa parecia mais organizado, refletindo o momento psicológico dos rivais nesta semana. Na volta do intervalo, obrigado a vencer para seguir fora do Z4, aí o Sport teve o controle da bola e das ações, atacando pelas pontas. Forçou bastante e dominou.

Uma mudança essencial para isso foi a entrada do lateral-direita Ewerthon, da base. O jogado foi espetado na ponta e apareceu bem demais. Fez três gols, todos anulados por impedimento – o segundo deles de forma milimétrica (difícil mesmo com as linhas do VAR). Assim, o empate sem gols permaneceu até os 27 minutos, quando o expoente de qualidade técnica no limitado time pernambucano se fez presente de forma incrível. Numa bola levantada na área, Maidana tocou de calcanhar e Thiago Neves matou no peito e marcou de bicicleta. Golaço, mais um do meio-campista, que balançou as redes nas últimas quatro vitórias do clube leonino nesta edição – vs Athletico-PR, Coritiba, Fortaleza e Bahia.

Em vantagem e, finalmente, mais tranquilo no domingo, o Sport seguiu atacando, mas já com a sua característica de intensa marcação, se aproveitando de uma atuação muito abaixo do Bahia, quase inofensivo após a retomada. Aos 40, numa cobrança de falta na área, Maidana pegou o rebote e definiu a vitória – neste lance, o bandeirinha anulou, mas o VAR confirmou. Se no 1T o scout de finalizações apontou 6 x 6, no 2T a diferença no scout gritou, ficando em 12 x 3, com 60% de posse para o mandante. O Sport foi melhor e empurrou o rival regional para o Z4, com 3 pontos à frente (35 x 32). O Bahia, lembrando, ainda tem um jogo a menos, o que só mostra a dificuldade desta luta pela permanência. Em ambos os clubes…