PernambucoSaúde

Taxa de ocupação de leitos de UTI para crianças com doenças respiratórias graves chega a 89% na rede pública

Os problemas respiratórios graves em crianças têm preocupado famílias e refletido nos números de solicitações ativas de leitos de terapia intensiva na rede pública de Pernambuco. A taxa de ocupação de vagas de UTI para esse público chegou a 89% .

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente, existem 227 vagas desse tipo para bebês e crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Pernambuco.

Desse total, 101 são de UTI. Ou seja, 90 crianças estão nas UTIs públicas com problemas respiratórios. Também há 131 crianças em enfermarias, onde a ocupação está em 67%.

A Secretaria de Saúde disse, por nota, que, entre os pacientes internados nos leitos voltados para casos de Srag na rede pública, 1,5% apresenta infecção por Covid-19.

Ainda segundo o governo, predominam casos provocados por outros agentes infecciosos, como Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório, entre outros.

No domingo (8), havia 40 solicitações para leitos de UTI, sendo quatro para adultos e 36 para crianças. O governo informou que vai abrir 25 leitos infantis de UTI nos próximos dias no Recife, Região Metropolitana e Sertão do estado.

Dados da Secretaria de Saúde também apontam que 543 mil crianças ainda nem começaram a vacinação contra a Covid-19 e 929 mil não estão com a vacinação completa. Além disso, crianças abaixo dos 5 anos não podem se vacinar contra a Covid e estão mais expostas.

Deixe seu comentário