Notícias

Vacinação começa em 20 de janeiro, diz Pazuello a prefeitos

Em reunião com prefeitos nesta quinta-feira (14/01), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a vacinação contra a covid-19 terá início na próxima quarta-feira, 20 de janeiro. O plano ainda depende da aprovação do uso emergencial das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tomará uma decisão no próximo domingo.

Mais de 130 líderes municipais participaram do encontro virtual da Frente Nacional de Prefeitos com Pazuello nesta quinta-feira. Vários dos presentes confirmaram as declarações do ministro, embora o Ministério da Saúde ainda não tenha feito um anúncio oficial.
“A vacinação contra a covid-19 começará no dia 20 de janeiro […]. A melhor vacina, certificada pela Anvisa, é a que será disponibilizada”, afirmou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM).

Segundo prefeitos presentes, a pasta prevê que 8 milhões de doses de vacinas estejam disponíveis para a população ainda neste mês. Essas doses se referem às importadas pelo Instituto Butantan, que desenvolve a vacina Coronavac em parceria com a empresa chinesa Sinovac, e pela Fiocruz, que tem acordo com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

“De acordo com o ministro Pazuello, na próxima segunda chegam 2 milhões de doses da AstraZeneca para estados. Há também 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), no Twitter.

Loureiro confirmou que os primeiros 8 milhões de doses serão distribuídos a todo o país em quantidade proporcional à população de cada estado, que ficará responsável pela distribuição aos municípios, conforme havia anunciado o Ministério da Saúde no último fim de semana.

Na semana passada, a Anvisa recebeu os dois primeiros pedidos de registro emergencial no país de vacinas contra a covid-19. A autorização foi solicitada para a Coronavac e para a vacina da AstraZeneca-Oxford. A agência informou que marcou uma reunião para o próximo domingo, 17 de janeiro, para decidir sobre a autorização de ambos os imunizantes.