Polícia

Zelador de escola em Jaboatão dos Guararapes é preso por abusar sexualmente de três alunas, diz polícia

Um homem de 55 anos que trabalhava como zelador em uma escola no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi preso na sexta-feira (20) por abusar sexualmente de duas meninas de 9 anos e uma de 10 anos dentro da unidade de ensino. O caso foi divulgado nesta terça-feira (24) pela Polícia Civil.

A prisão do zelador, que trabalhava há um ano e meio no local, ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão por “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos”, crime que tem pena de reclusão de oito a 15 anos.

Após a realização dos procedimentos legais, ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

A polícia não divulgou o bairro onde a escola ficava e nem se ela era particular ou pública para que as vítimas não sejam identificadas.

De acordo com a delegada Vilaneida Aguiar, da 2ª Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e Adolescente de Jaboatão dos Guararapes, o homem também tentou abusar sexualmente de outras duas crianças.

“Ele abordou cinco, mas consumou três abusos sexuais. Ele chamou uma delas pela janela da sala. A diretoria tomou conhecimento depois de duas das meninas terem crise de choro e contarem. Uma delas também contou em casa”, disse a delegada.

O homem não tinha antecedentes criminais e, segundo a investigadora, tinha conquistado a confiança de alunos e funcionários da escola. Os abusos aconteceram no período da manhã, durante as aulas das crianças.

“As vítimas foram exatamente os que o ajudavam a coletar um papel, a pedir que os alunos não sujassem. Ele se aproveitou daquela confiança que essas crianças tinham nele. Aliás, toda a escola”, afirmou a delegada.

Vilaneida Aguiar contou que o homem agiu da mesma forma com todas as vítimas. “Ele pedia um abraço e, nesse abraço, ele praticava os atos libidinosos. Essa criança, apesar da idade, da inocência, ela pedia pra ele largar ela e ele não largava. Ela foi esperta e disse: ‘olha, tio, eu sofro do coração, eu vou desmaiar’. Ele se assustou e saiu”, declarou a delegada.

A polícia acredita que outras crianças podem ter sido vítimas do zelador. “Muitas se calam por medo, por vergonha ou até mesmo por serem muito pequenas e não entenderem o que que aconteceu”, afirmou Vilaneida.