NotíciasREGIONAL

Santa Cruz da Baixa Verde: Profissionais da saúde participam de capacitação para Inserção de DIU

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz da Baixa Verde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), realizou na última terça-feira (19), uma capacitação para os profissionais da área da saúde, para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). O contraceptivo foi oferecido gratuitamente a mais de 100 mulheres que optaram por este método para evitar a gravidez. A inserção do DIU é um dos serviços oferecidos pela secretaria, no programa de Planejamento Familiar “Neste momento cerca de 130 mulheres foram beneficiadas, em breve, mais mulheres também receberão o dispositivo contraceptivo gratuitamente”, falou a secretária de saúde do município Dra. Carmen Gilda.

Dra. Carmen está trabalhando para que o procedimento continue sendo oferecido nas unidades básicas de saúde do município “Hoje temos o primeiro passo, vamos continuar trabalhando para que esse procedimento possa ser oferecido normalmente em nossa UBS”, finalizou a gestora municipal de saúde.

O prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), acompanhou o mutirão, e destacou a importância desse procedimento no planejamento familiar “Nossa secretaria de saúde tem trabalhado para oferecer a nossa população todos os serviços necessários. Ver essas mulheres tendo a oportunidade de fazer seu planejamento familiar é algo fundamental. Na rede particular de saúde, um procedimento de inserção de DIU pode chegar a R$ 2 mil e nenhuma delas teria condições de realizar este procedimento. A gestão municipal cumprindo de forma efetiva, seu papel na sociedade”, disse.

Método
O Dispositivo Intrauterino é utilizado como método contraceptivo de longo prazo, podendo ser utilizado por até 10 anos. Atua basicamente no útero sendo especialmente indicado nos casos onde não se deve administrar hormônios. O DIU é indicado, inclusive, para lactantes e mulheres que não possam fazer uso de estrogênio, como as que apresentam histórico de câncer de mama, por exemplo.

Deixe seu comentário