NotíciasSaúdeSerra Talhada

Secretária de Saúde de Serra Talhada anuncia retomada de cirurgias ortopédicas

Em uma entrevista exclusiva no Frequência Democrática na Rádio Vilabela nesta quinta (19), a Secretária de Saúde de Serra Talhada, Lisbeth Lima, anunciou uma vitória significativa para a região da terceira macrorregional do estado de Pernambuco. O Hospital São Vicente, prestador de serviços de saúde, havia perdido o credenciamento para realizar cirurgias ortopédicas no dia 4 de outubro, causando um período de incerteza para a comunidade.

Durante esses 15 dias de incerteza, a região enfrentou desafios significativos, especialmente no que diz respeito a cirurgias ortopédicas de emergência e eletivas. Muitos pacientes tiveram que ser transferidos para outras regiões, como Caruaru, Moreno e Recife, para receber tratamento adequado.

No entanto, a situação começou a se desenrolar quando Lisbeth Lima participou da Comissão de Intergestores Bipartite, uma reunião mensal, onde levou o assunto à mesa e discutiu a situação com a secretária estadual de saúde. Juntos, eles destacaram a necessidade urgente de retomar as cirurgias ortopédicas na região. Foi pedido também via COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco), da qual ela faz parte.

“Eu pedi para colocar como ponto de pauta as cirurgias autopédicas da terceira e quarta macro-regional, e aí, nós discutimos com a secretaria estadual e solicitamos, mostramos a demanda grande que a gente estava tendo e sofrendo de transferências desses casos de de ortopedia. E solicitamos o retorno imediato da rede credenciada conveniada, no caso o Hospital São Vicente,” declarou Lisbeth.

Graças ao diálogo eficiente e ao apoio do Conselho Estadual de Saúde, a secretária anunciou a iminente renovação do credenciamento do Hospital São Vicente para a realização de cirurgias ortopédicas. Essa renovação deve ser finalizada nos próximos dias, e as cirurgias ortopédicas serão retomadas para atender a demanda da região.

“Isso para a gente é um ganho, enquanto município, para que a gente não perca o que a gente já tinha que é o retorno das cirurgias ortopédicas,” comemorou ela.

Além da boa notícia sobre as cirurgias ortopédicas, Lisbeth Lima também compartilhou um sucesso na área de cardiologia. O Hospital Eduardo Campos abriu seu serviço de hemodinâmica no dia 1º deste mês, e em apenas 19 dias, já foram realizadas 51 cirurgias cardíacas de sucesso na região.

Por fim, Lisbeth destacou que essas conquistas são o resultado de esforços conjuntos da gestão municipal, do COSEMS e do apoio da prefeita Márcia Conrado, que se empenharam para atender às necessidades de saúde da população de Serra Talhada e da terceira macro-regional de Pernambuco.

Deixe seu comentário