BrasilFamososNotícias

Doença no coração do bebê do sertanejo Cristiano é uma das cardiopatias congênitas mais comuns; entenda

A doença no coração que levou o bebê de cinco meses do cantor sertanejo Cristiano, que faz dupla com Zé Neto, para a mesa de cirurgia é uma das cardiopatias congênitas (em que já se nasce com ela) mais comuns: a Tetralogia de Fallot é uma má formação no coração que atinge um a cada 3.600 recém-nascidos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cardiopatia congênita está entre as causas frequentes de morte de bebês. O único tratamento da Tetralogia de Fallot é a cirurgia, realizada ainda na primeira infância.

Miguel foi diagnosticado antes do parto, mas os médicos esperaram os cinco meses de idade para que ele ganhasse peso, e a cirurgia fosse feita de forma mais segura. O menino passou quase uma semana internado para se recuperar e teve alta no domingo (26).

A principal forma de diagnóstico é por meio de um ecocardiograma fetal, que, por lei, deveria estar à disposição de todas as gestantes, mas que ainda não é realidade em todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Tetralogia de Fallot é uma doença congênita, ou seja, que se desenvolve quando o feto ainda está no útero da mãe.

Causada por uma combinação de quatro malformações cardíacas, ela altera a anatomia do coração, o que faz com que ele bombeie sangue pobre em oxigênio para o pulmão.

Deixe seu comentário