NotíciasPernambuco

Galo da Madrugada ganha as ruas do Recife com adereço criado por artesãs de Tacaratu, no Sertão

Conhecido por ser o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada desfila pelas ruas do Recife no próximo sábado (10). Este ano, com uma estrutura que homenageia os povos originários, o galo gigante que está sendo montado na Ponte Duarte Coelho tem um pedaço do interior de Pernambuco. As “Varandas da Paz”, adereço que cobre a parte de baixo da escultura, foi confeccionado a mão por artesãs de Tacaratu, no Sertão.

As Varandas da Paz são peças feitas em fibra de tecido, com técnica de macramê inspirada nas tradições dos pankararus que habitam o distrito de Caraibeiras, em Tacaratu. A peça tem as cores dos anéis olímpicos, que representam a união dos cinco continentes.

A produção ganhou vida pelas mãos das artesãs da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu (Coopertêxtil), a partir de uma consultoria realizada pelo Sebrae que contou com a participação do artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela versão 2024 do Galo, batizado de Galo da Paz.

As peças são fruto de uma das etapas da consultoria que envolveu uma imersão na aldeia indígena pankararu, para ter contato com os traços, cores e a simbologia cultural desse povo. Após receber o convite para assinar o Galo da Paz, Leopoldo Nóbrega idealizou, ao lado das artesãs, a criação da peça em tamanho cenográfico, com cerca de 4 metros, para representar as penas das patas do Galo da Madrugada.

Do G1

Deixe seu comentário