NotíciasPernambucoPolícia

Violência cresce em Pernambuco: Março registra aumento de 6,57% em mortes violentas

Pernambuco enfrenta um preocupante ressurgimento da violência, conforme revelam as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). No terceiro mês de 2024, o estado contabilizou 324 mortes violentas intencionais, representando um aumento de 6,57% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 304 óbitos foram registrados.

O quadro mais alarmante concentra-se na capital, Recife, que testemunhou um aumento significativo de assassinatos em março. O total de 80 mortes marca um crescimento de 73,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando 46 vidas foram perdidas para a violência. Essa estatística configura o pior resultado dos últimos sete anos, apenas superado por março de 2017, quando 96 mortes foram reportadas pela polícia.

A análise dos dados revela uma conexão direta entre os crimes violentos e o tráfico de drogas, assim como a disputa territorial entre facções rivais. Isso aponta para a necessidade urgente de novas estratégias por parte das autoridades policiais para conter o aumento desses delitos.

Durante uma reunião realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na última quarta-feira (3), o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, admitiu a gravidade da situação. Ele observou que, ao contrário de outros estados do Nordeste, Pernambuco não abriga facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), mas enfrenta o desafio de indivíduos ligados a esses grupos criminosos.

Deixe seu comentário