BrasilNotícias

Governo Lula evita condenar o Irã e classifica ataque aéreo como ‘envio’ de drones e mísseis a Israel


O governo Lula, por meio de nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), se posicionou em relação ao ataque aéreo promovido pelo Irã contra Israel. O Itamaraty divulgou nota no fim da noite deste sábado, 13. O material não condena a ação promovida pelos iranianos.

No primeiro parágrafo do comunicado, o governo brasileiro classifica como “envio” o ataque que contou com o lançamento de mais de 200 drones e diferentes tipos de mísseis, conforme ressaltou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari. Sem condenar o Irã, a equipe do MRE fala em “preocupação” com a situação de conflito no Oriente Médio.

De forma indireta, o Itamaraty dá a entender que a culpa é de Israel. Isso porque há menção ao “alastramento das hostilidades à Cisjordânia”. Trata-se de território palestino em que, no decorrer dos últimos meses, forças israelenses deflagram ações contra o Hamas — grupo que o governo brasileiro não considera como terrorista.

A nota do Itamaraty é só mais uma amostra da relação do Brasil sob o governo Lula com o Irã. No início do mês, o governo brasileiro se recusou a condenar o regime teocrático iraniano. Na ocasião, a Organização das Nações Unidas votou resoluções a respeito de denúncias de violações aos direitos humanos no país do Oriente Médio. O Brasil se absteve.

Deixe seu comentário