Brasil

Bolsonaro pode ser preso hoje

O ex-presidente Jair Bolsonaro poderá ser preso ainda nesta terça-feira (22), caso sua defesa não consiga justificar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra de uma medida cautelar que o proíbe de utilizar redes sociais, seja de forma direta ou por meio de terceiros.

A advertência partiu nesta segunda-feira (21) do ministro Alexandre de Moraes, que deu 24 horas para a manifestação dos advogados.

“INTIMEM-SE os advogados regularmente constituídos por JAIR MESSIAS BOLSONARO para, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, prestarem esclarecimentos sobre o descumprimento das medidas cautelares impostas, sob pena de decretação imediata da prisão do réu”, escreveu Moraes na decisão.

A nova ofensiva jurídica contra o ex-mandatário ocorre após ele ter participado de um evento do PL na Câmara dos Deputados e ter realizado, na saída, um pronunciamento transmitido ao vivo por redes sociais – prática vedada por ordem do STF.

A gravação da fala circulou amplamente em perfis bolsonaristas e foi citada como prova de desobediência em pedido de prisão protocolado nesta segunda pelo deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara.

Segundo o documento, Bolsonaro violou “deliberadamente” a cautelar que veda o uso das redes, com a intenção clara de burlar a decisão judicial ao utilizar intermediários.