NotíciasSerra Talhada

Psicanalista fala sobre Janeiro Branco e a escassez de psicólogos capacitados em Serra Talhada; entenda

Na teoria, as coisas muitas vezes parecem ser mais simples do que são na prática, especialmente quando tratamos de assuntos do coração, como relacionamentos. A entrevista desta quarta-feira (25) no programa A Voz da Notícia, trouxe pontos importantes para atualidade como: relacionamento tóxico, abuso excessivo de tecnologia na infância e a escassez de profissionais da área em Serra Talhada. O Psicanalista e Mestre em Psicanalise, Marcelo Ferreira, explicou sobre esses pontos e defendeu sua ideia em todos os momentos.

No entanto, além de existirem relacionamentos abusivos de todos os tipos, e não apenas entre casais, colocar um ponto final na ligação está longe de ser assim tão simples. Na maioria das vezes, porque pode ser extremamente difícil identificar o que é abuso.

As mulheres são as principais vítimas de relacionamentos abusivos, de acordo com a ONU. Toda relação tóxica começa da mesma maneira: pautada em cima do controle, que é uma forma de violência que pode começar de modo muito sutil, disfarçada de ciúme protetivo. “Então, a tolerância vai aumentando”, explica a psicanalista, que ressalta que existe uma enorme diferença entre ceder e complacer: “É quando você vai ficando elástica e se afastando do seu eu, por algum medo, inclusive o de perder, e vai se submetendo cada vez mais às situações impostas”.

Marcelo explicou também, que a infância responde todos os questionamentos para a adultez, inclusive a inclusão da tecnologia muito cedo na vida das crianças. “Atualmente temos visto que em lugar de oferecer um olhar cuidadoso, um colo ou uma voz que possa assegurar ao bebê e às crianças pequenas uma presença confortável, as famílias tentam distraí-las com telas repletas de imagens agitadas e coloridas, que são um excesso ao seu desenvolvimento neurológico. Psiquicamente as telas impedem que se constitua uma qualidade interativa e essa falta é um risco à saúde mental desta criança”, comenta Marcelo.

O povo brasileiro é reconhecido mundialmente por sua alegria. No entanto, de acordo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), nós somos também o país mais ansioso de todo o planeta. Essa contradição nos leva a uma conclusão: precisamos de mais profissionais capacitados na área de saúde mental para tratar da população — isso torna o mercado de Psicologia cada vez mais forte no país.

De acordo com Psicanalista Marcelo Ferreira, a uma necessidade desses profissionais na capital do xaxado. Profissionais capacitados a lidar com áreas especificas da Psicologia.

“Uma das minhas lutas na universidade é fazer com que os alunos de medicina tenham mais acesso à cultura. Veja, nós temos um curso de Medicina em Serra Talhada, né? Numa região que é cercado por agricultores e por tribos indígenas. Como é que um médico vai se formar aqui sem ter acesso? Acesso ao entendimento dessa cultura, do que é ser agricultor no Pajeú, do que é fazer parte de um tribo indígena, qual é a cultura, porque esse público vai chegar para esses futuros médicos. “As políticas públicas de atendimento psicológico a esse público, assim como ao público LBGTQIAP, assim como ao negro, Serra Talhada precisa investir em concursos para esses profissionais, Pernambuco precisa investir e capacitar esses profissionais”, defendeu ele.

Em sua fala pertinente, Marcelo afirma que a saúde mental precisa ser mais efetiva em Serra Talhada. Não existe atendimentos psicoterapêuticos 1 vez por mês, isso no mínimo é uma psicoeducação. Isso prova a necessidade da secretária de saúde nomear mais profissionais para obter um atendimento mais sistemático.

 

 

Deixe seu comentário