Sistema informatizado da SDS apresenta problemas e policiais não conseguem registrar boletins de ocorrência
O sistema informatizado utilizado pelas forças de segurança de Pernambuco apresentou problemas e afetou o registro de ocorrências, relataram policiais ao G1 nesta terça-feira (8). Com a falha, funcionários da Secretaria de Defesa Social (SDS) não conseguiam registrar queixas e realizar outros procedimentos. Uma vítima de assaltos também relatou dificuldade para prestar queixa em delegacia.
Policiais, que preferiram não se identificar, contaram que o sistema caiu na segunda-feira (7) e relataram que o problema teve mais de 24 horas de duração. No início da tarde, a SDS informou que o problema foi resolvido.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) disse que as falhas têm sido constantes, com problemas até mesmo semanais em algum dos sistemas da SDS ou, por vezes, em todos de uma vez, como ocorre desde a segunda-feira.
“Isso afeta tudo. Um colega me relatou há pouco que não está conseguindo instaurar inquérito, por exemplo. Também não estamos conseguindo fazer consultas e registros de boletins [de ocorrência], consultas de veículos roubados, folha carcerária de detentos, consulta de antecedentes criminais. Até mesmo a emissão de identidades está afetada, porque elas são liberadas por esse sistema”, disse.
Ainda segundo o presidente do Sinpol, o sistema do Instituto de Medicina Legal (IML) também apresentou problemas nesta terça-feira (8) e, com isso, afetava a liberação de corpos e realização de perícias.