ANJ critica censura do TSE a postagem da Gazeta do Povo sobre Lula e Nicarágua
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou nesta quarta-feira (5) a decisão do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a remoção de uma postagem publicada no perfil da Gazeta do Povo no Twitter. A postagem censurada era sobre a decisão do governo Daniel Ortega, da Nicarágua, de tirar do ar o sinal do canal de notícias CNN em espanhol. A postagem também mencionava o apoio de Lula a Ortega.
Presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech afirmou que a medida imposta pelo ministro do TSE ao jornal curitibano contra frontalmente a Constituição, que não admite censura à imprensa. “A legislação brasileira dispõe de uma série de mecanismos para dirimir eventuais abusos à liberdade de expressão, mas neles não se inclui a censura”, acrescentou Rech.
Em seu quarto mandato consecutivo, Daniel Ortega vem sendo acusado de cercear a liberdade de imprensa em seu país e de perseguir jornalistas e defensores de direitos humanos.
No ano passado, quando foi reeleito para seu quinto mandato, o quarto consecutivo, candidatos opositores e jornalistas foram presos e não foi autorizada a presença de observadores internacionais. Por isso muitos países não reconheceram a legitimidade do pleito. À época, ao comentar a respeito, Lula teria defendido “a autodeterminação dos povos”.
Nesta terça-feira (4), Ortega enviou uma carta a Lula parabenizando-o pela votação no primeiro turno das eleições e manifestando seu apoio ao petista.