Lula diz que quer mais mulheres e negros no governo, mas é difícil achar. Qual motivo?
O presidente Lula (PT) afirmou em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (26) que gostaria de colocar mais mulheres e negros no governo, mas que “é difícil encontrar”.
O presidente afirmou em nesta quarta-feira (26) que gostaria de colocar mais mulheres e negros no governo, mas que “é difícil encontrar”.
Lula disse que enfrenta dificuldade por esses grupos não terem “participação histórica política contundente”. “Esse é um problema meu crônico, que eu discuto todo dia com a [a primeira-dama] Janja. Como a mulher não teve uma participação ativa durante muito tempo, fica mais difícil você encontrar mulher para determinados cargos, e também fica mais difícil você encontrar negros para determinados cargos”, afirmou o presidente.
Não é que não tenha [mulheres e negros]. É que a oferta é menor na medida em que, embora sejam a maioria da população, [mulheres e negros] não tiveram uma participação política histórica mais contundente. Eu quero mais mulheres no governo. Eu preciso de mais negros no governo. Eu preciso que o governo tenha a cara do Brasil.
Presidente Lula, ao UOL.
Lula é criticado pela pouca representatividade d governo e por não ter indicado mulheres para o STF. Nas duas oportunidades que teve para indicar novos integrantes da Suprema Corte, o presidente escolheu homens: seu ex-advogado Cristiano Zanin e Flávio Dino, que comandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.