Cotidiano

Mulher acaba casamento para viver com amante após chat de inteligência artificial

Criado pela OpenAI, empresa norte-americana que tem Elon Musk como um de seus fundadores, o AI chatbot ChatGPT vem sendo usado por milhões de pessoas desde seu lançamento em novembro do ano passado.

A ferramenta, como o próprio nome sugere, é um chatbot que usa inteligência artificial (IA) para conversar com os usuários. Ele se dispõe a responder uma grande variedade de perguntas enquanto imita estilos de fala humana e pode gerar um texto estranhamente humano em resposta a cada situação.

Conforme aponta o Daily Mail, a ferramenta vem sendo usada para as mais diversas finalidades, algumas delas testando os limites do chat bot: seja por estudantes tentando escrever redações, criações de canções e até como guru amoroso.

Pode parecer estranho, mas a última situação citada acima realmente aconteceu, como aponta o tabloide britânico. Uma mulher do sul da cidade de Londres identificada como Sarah, de 37 anos, decidiu perguntar ao chatbot se deveria ou não terminar seu casamento.

A mulher estava vivendo um caso extraconjugal com outro homem que havia conhecido há cerca de seis meses em um site de encontros para pessoas casadas. Foi então que ela resolveu questionar a inteligência artificial se deveria deixar o marido ou não.

O chatbot apontou que a melhor opção seria que a mulher, que trabalha no setor de tecnologia, terminasse sua relação de cinco anos. Sarah confidenciou à inteligência artificial que tinha brigas constantes com o cônjuge e outros problemas dentro da relação.

Foi então que pediu para o bot criar um final de conto de fadas para sua vida amorosa, explicou a mulher ao The Mirror. “’Eu basicamente pedi ao aplicativo para escrever uma história para mim com base na minha situação atual e no que a pessoa da história deveria fazer em um casamento fracassado enquanto experimentava a emoção do caso que estou tendo”.

O que é fascinante foi como ele pegou tão bem no meu dilema e até considerou minha própria felicidade. O final da história me disse que eu deveria colocar minha felicidade em primeiro lugar e deixar meu marido, o que já fiz”, revelou.
Agora, Sarah está morando com seu amante, após deixar seu casamento. “Isso me deu o empurrão que eu precisava para dar o salto e deixar um relacionamento que estava em crise há muito tempo”.

“É certamente pouco ortodoxo, e não é algo que eu insistiria para que outras mulheres em situações semelhantes tentassem. Foi mais um caso que eu já conhecia essa tecnologia e funcionou para mim”, finalizou.

Deixe seu comentário