Paulo Câmara autoriza vacinação de professores, motoristas de ônibus, demais integrantes dos grupos prioritários, além de pessoas com 59 anos

0
0

O governador Paulo Câmara autorizou a vacinação em massa de professores e motoristas de ônibus, além de todos os grupos prioritários e pessoas com 59 anos.

O governo do Estado fez uma otimização dos estoques e avaliou que a medida era possível ao levar em conta a projeção de chegada de mais vacinas, a frente.

Segundo o gestor estadual, a partir de agora, trabalhadores da educação, motoristas e cobradores do transporte público, agentes penitenciários, entre outras categorias, já podem começar a ser vacinados.

“Nossa luta contra a Covid-19 vai entrar numa nova fase. Ajustamos nosso plano estadual de imunização, pactuamos com as secretarias municipais de saúde e vamos acelerar a vacinação da nossa população. Estamos autorizando todas as prefeituras pernambucanas a iniciar, a partir de hoje, a imunização de todos os grupos prioritários previstos no PNI”, informou o governador.

De acordo com Paulo Câmara, o esforço continua no sentido de otimizar ao máximo os estoques de vacinas para avançar o mais rápido possível na inclusão de mais pessoas, inclusive reduzindo a faixa etária, que hoje está em 60 anos.

“Vários países do mundo que estão com a imunização avançada já mostraram que é possível superar essa pandemia e retomar o crescimento econômico e o convívio social”, explicou.

O agendamento dos novos grupos prioritários e o avanço na faixa etária de 59 anos estão devidamente autorizados e serão organizados de acordo com o esquema de cada município.

Públicos autorizados

Pessoas com 59 anos ou mais (nova faixa etária autorizada em Pernambuco)

Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)

Trabalhadores da Educação do Ensino Superior

Forças Armadas

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros

Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário

Trabalhadores de Transporte Aquaviário

Caminhoneiros

Trabalhadores Industriais

Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

População Privada de Liberdade

Pessoas em Situação de Rua (18 a 59 anos)