Pernambuco

Pernambuco vai debater com comissão avanço da vacinação para público a partir dos 18 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco informou que vai discutir na quarta-feira (17) o avanço da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para o público a partir dos 18 anos, anunciado nesta terça (16) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o assunto será debatido com os municípios junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para pactuação.

Nesta manhã, o Ministério comunicou a liberação da dose adicional para qualquer pessoa com mais de 18 anos. Além disso, o órgão anunciou a redução do intervalo da dose de reforço de seis para cinco meses, após o esquema vacinal completo.

Atualmente a terceira dose em Pernambuco é aplicada em pessoas com idades a partir dos 55 anos e o intervalo entre a segunda dose ou dose única e a dose de reforço é de quatro meses, ou seja, 120 dias. No Recife, o intervalo também é de 120 dias, mas pessoas a partir de 50 anos podem tomar a dose de reforço.

Em nota divulgada nesta terça, a SES disse que o estado tem aproximadamente 5,5 milhões de pessoas com idades entre 18 e 59 anos, afirmando que tem “analisado permanentemente o cenário da vacinação e discutido com os municípios o andamento e os avanços possíveis, sempre visando ampliar o número de pessoas protegidas contra a Covid-19”.

“É importante frisar que o próprio órgão federal, na coletiva, informou que irá garantir as vacinas para contemplar esse novo público com o reforço”, completa a nota.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (16), 50 casos da Covid-19 e seis óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado passou a totalizar 636.185 confirmações da infecção e 20.130 óbitos devido ao novo coronavírus, números contabilizados desde março de 2020, no início da pandemia.

G1