NotíciasPernambuco

Psicólogo pernambucano que perdeu o pai aos 9 anos revela ‘propósito pós-traumático’ em livro

Uma resposta emocional a um acontecimento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade: esse é o trauma psicológico. Poderia existir um propósito após um episódio tão doloroso? É essa resposta – um sim! – que o psicólogo e escritor Henrique Aguiar traz no livro “Propósito Pós-Traumático”, uma autobiografiaque mostra como encontrar significado na dor profunda em “três passos e um salto”.

Natural de Pesqueira,agreste de Pernambuco, Henrique conhece a dor. Com apenas 9 anos, ele presenciou a morte do pai, assassinado com três tiros na cabeça, aos 34. A partir daí, deu-se início a um processo de sessões de psicoterapia e uma relação mais estreita com a espiritualidade – o “salto” que é abordado na obra. Em seguida, um objetivo: ajudar outras pessoas que também tivessem passado por algo semelhante e agora precisavam, mais uma vez, de um propósito para seguir em frente. Com sua experiência pessoal, e através de vários estudos e pesquisas, ele pôde constatar que a superação pode ser também através de uma narrativa e técnica expositiva de uma história: autobiografia expositiva eidentidade profissional ou vocacional, que é mais profundo do que o autoconhecimento.

“Meu pai era formado em direito e, por conta disso, quis, a princípio, me tornar advogado ou policial. Era uma escolha por reparação e não por vocação. Mas eu não poderia ficar preso ao passado e focar no que tirou meu pai de mim. Eu precisava focar na vocaçãoe no meu talento, nas muitas outras vítimas, assim como eu, que precisavam de um caminho. Fiz psicologia e pude identificar meu propósito após essa imensa dor, que marcou minha vida”, comenta Henrique.

Sua obra tornou-se destaque na Amazon, alcançando, no fim do ano passado, o primeiro lugar nas categorias “Memórias” e “Biografias e autobiografias”, além do sétimo lugar em “Autoajuda e desenvolvimento pessoal”. “O autor aborda os próprios aspectos pessoais e profissionais para mostrar como os traumas podem ser devidamente tratados e superados em uma abordagem leve, inteligente e extremamente cativante. Com certeza, vai ajudar muitas pessoas direta ou indiretamente”, disse um leitor na plataforma.

O livro conta atualmente apenas com a versão digital, que segue à venda na Amazon. Henrique pretende lançar a versão física em breve, assim como promover uma palestra com sua história de superação. “Em breve o livro também terá a versão que os leitores poderão segurar nas mãos. Isso também é um sonho meu. Além, claro, de uma palestra para compartilharmos essa experiência e impactar ainda mais pessoas”, enfatiza. Para acompanhar mais sobre o autor, basta seguir o Instagram @henrique.aguiar.oficial.