CotidianoNotíciasPernambuco

Público a partir de 12 anos segue com baixa procura de vacinação contra Covid-19, diz secretário de Saúde de Pernambuco

Com uma baixa procura das vacinas pelo público infanto-juvenil, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, se mostrou preocupado com a evasão diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivendo. De acordo com o secretário em coletiva realizada nesta quinta-feira (14), o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado está em estabilidade, mantendo os indicadores em patamares baixos.

“Na Semana Epidemiológica (SE) 40, encerrada no sábado, registramos 454 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), 28 a mais que a SE 39, mas 36 casos a menos que a semana 38; houve queda no intervalo de 15 dias. Também foi registrado pela Central Estadual de Regulação Hospitalar 246 pedidos na SE 40, praticamente o mesmo número da semana 39, com 247 pedidos, e 25 a menos que o registrado 15 dias antes, na semana 38”, disse.

Longo alertou que os dados positivos não são um sinal de que a pandemia acabou. “Os sinais podem dar uma falsa sensação de que superamos a pandemia. O vírus continua circulando entre nós e ainda é o momento de manter o cuidado. Novos avanços e flexibilizações estão atrelados à adesão da sociedade no processo de vacinação. Só poderemos retornar integralmente às atividades quando a grande maioria da população estiver com o ciclo vacinal completo com as duas doses, e a dose reforço no caso de pessoas mais vulneráveis”, atentou.

Diante do negacionismo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) com a vacina e a afirmação de que não vai se imunizar, André Longo pediu que a população “não acredite no negacionismo”. “Não caiam em fake news. Além de extremamente seguras, as vacinas estão provando a sua importância e efetividade na prática, com os indicadores que mostramos, sendo peças chaves para que continuemos adiante para que possamos superar a pandemia”, destacou.

 

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário