Serra Talhada

Serra-talhadenses são a favor da obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19

Conforme a vacinação contra covid-19 avança no Brasil, as flexibilizações das medidas preventivas contra a doença também acontecem em ritmo acelerado. Em contrapartida, alguns fatores importantes vão se contrapondo aos avanços e gerando preocupações entre especialistas e governantes, que temem um novo surto no país como o que vem acontecendo em países da Europa.

Alguns desses fatores estão diretamente ligados ao não cumprimento do esquema vacinal pelos brasileiros. Em Pernambuco, por exemplo, mais de 500 mil pernambucanos estão com a segunda dose em atraso. Por conta da alta em número de faltosos à segunda dose e dose de reforço, a discussão sobre a obrigatoriedade da vacina tem sido uma constante na região.

Em Serra Talhada, por exemplo, medidas mais rígidas estão sendo adotadas como parte do novo plano de enfrentamento à covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretária Lisbeth Rosa anunciou na segunda-feira (22), em coletiva de imprensa, que um passaporte da vacina para entrada em locais fechados públicos e privados e a vacinação itinerante que passará por todos os bairros da cidade fazem parte das novas medidas para incentivar o cumprimento do esquema vacinal pelos serra-talhadenses.

As ações dividiram opiniões nas redes sociais. Comentários contrários às medidas falaram inclusive sobre os direitos de ir e vir e a liberdade individual dos que se negarem a tomar a vacina, apesar da obrigação não estar relacionada à imunização em si, mas ao fato de a pessoa não vacinada colaborar para um possível atraso no avanço contra a COVID-19 ou oferecer algum risco a outras favoráveis à vacina. Em contrapartida, uma grande parcela da população tem solicitado das autoridades medidas mais rígidas, como a obrigatoriedade da vacina.

Durante o programa Frequência Democrática dessa quarta-feira (24), na rádio Vilabela FM, um levantamento feito por meio de enquete tratou do tema com o seguinte questionamento: “ Você acha que a vacinação contra a Covid-19 deveria ser obrigatória?”, 80,2% dos participantes se mostraram favoráveis à obrigatoriedade e apenas 19,8% disseram que são contra. Foram ouvidas 76 pessoas de vários bairros de Serra Talhada e localidades de cidades circunvizinhas.