PernambucoSaúde

Saiba como evitar contato com mariposa responsável por surto de lesões de pele que provocam coceira

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o surto de lesões que causam coceira em Pernambuco foi causado por uma mariposa. Diante da descoberta, a Vigilância em Saúde do Recife orientou como evitar o contato com as cerdas do inseto, que causam dermatites e inflamações.

A principal recomendação é a pessoa tentar se manter afastada da mariposa. Os especialistas pedem que a população evite matar os insetos, já que eles fazem parte da cadeia ecológica. Eles dizem, ainda, que isso pode ocasionar contato ainda maior com os bichos e a liberação de cerdas danosas à saúde.

Outra orientação é fechar portas e janelas, ou colocar telas de proteção, sempre que possível. Também é recomendado apagar ou diminuir a quantidade de luzes acesas dentro de casa, já que as mariposas se atraem pela luz.

Caso a pessoa encontre mariposas mortas pelo chão e perto de lâmpadas, o mais recomendado é utilizar um pano úmido para limpar, e não varrê-las, o que pode espalhar ainda mais as cerdas. Manter ventiladores e ares-condicionados sempre limpos também pode ajudar.

Outra recomendação é não deixar roupas em varal no fim da tarde e passar um pano com água no chão e nos móveis para evitar que as cerdas se espalhem pela casa.

Trocar a roupa de cama antes de dormir e usar mosquiteiros, caso seja possível, também podem evitar o contato com as cerdas da mariposa.

 

G1

Deixe seu comentário